Visualisações

terça-feira, 12 de março de 2013

A engenharia genética

  A cada dia que passa o mundo da ciência dá um passo a mais em direcção a descobertas revolucionárias na nossa sociedade. Com a engenharia genética os cientistas conseguem manipular directamente genes de determinados organismos, possibilitando isolar e transferir genes responsáveis pela produção de certas substâncias, para outros seres vivos que não produzam essas substâncias,de modo a serem funcionais nesses seres, o que pode trazer benefícios para a vida humana.
 Entre muitos feitos dessa engenharia conseguimos destacar alguns, como por exemplo a "Cabra Aranha" , o "Tomate Roxo" e a "Vaca que produz leite humano". Por mais que pareça algo estranho e completamente fora do comum, são situações que actualmente tornaram-se possível graças as técnicas avançadas da engenharia genética ( Dna recombinante, Organismos geneticamente modificados e entre outras técnicas) .

  " Cabra Aranha" 
 Nesse caso, como a seda da aranha tem milhões de usos devido à sua incrível força em relação ao seu tamanho, tem sido pesquisada para uso de coletes à prova de balas, tendões artificiais, ligaduras, chips de computador e até mesmo cabos de fibra óptica. Mas a colheita de seda suficiente para tais usos requer dezenas de milhares de aranhas e muito tempo de espera, para não mencionar o facto de que elas tendem a matar umas as outras se colocadas juntas, de modo que é muito difícil cultivá-las como formigas ou abelhas.
  Sendo assim, os pesquisadores voltaram-se para as cabras, o único animal do mundo que tem mais DNA de aranha. Randy Lewis, da universidade de Wyoming (EUA), isolou os genes que produzem o tipo mais forte de seda, usada quando as aranhas ancoram suas teias ( a maioria das aranhas produzem seis tipos de seda), e os misturou com os genes usados por cabras para a produção de leite. Três dos sete filhotes da cabra original do experimento mantiveram o gene de produção de seda. 

  • "Tomate Roxo"
tomate roxo
  O tomate roxo, fruto da engenharia genética, conseguiu prevenir o cancro em ratos. Essa fruta foi feita para conter nutrientes mais comummente encontrados em amoras escuras. A descoberta deu impulso à ideia que plantas podem ser geneticamente modificadas para tornar as pessoas mais saudáveis. Ratos com propensão ao cancro viveram mais quando comiam o tomate do que com uma alimentação sem o fruto. Um dos biólogos disse que o efeito foi muito maior do que o esperado, o estudo focou no antioxidante antocianina, encontrado em amoras silvestres e outro tipo de amora chamada de blackcurrants, em inglês. Os roedores mostraram que o tomate pode prevenir o cancro e algumas doenças neurológicas. Um gene encontrado na flor da boca-de-dragão fez com que os tomates fabricassem a antocianina e deixasse o tomate roxo no processo. As descobertas apoiam a ideia de que mudanças na dieta, ou alguns de seus componentes específicos, podem melhor a saúde de animais e possivelmente a nossa. 
  • "Vacas que produzem leite materno" 
4
   Esse é mais um caso intrigante. Cientistas da China colocaram genes humanos em mais de      
200 vacas em uma tentativa de fazê-las produzir leite materno e funcionou. De acordo com a Ning Li, comandante da pesquisa, todas as 200 vacas produziram leite idêntico ao leite produzido por uma mãe humana. 
  O método envolve a clonagem de genes humanos (PCR) e a mistura deles ao DNA de um embrião de vaca. O plano foi desenvolver uma alternativa geneticamente modificada para fórmulas de bebê que podem ser dadas as crianças, embora muitos estejam, compreensivelmente, preocupados com a segurança de dar leite geneticamente modificado para bebês. 


Feito por Laísa Ferreira baseado em:
          http://geneticareaprojeto.blogs.sapo.pt/2204.html
          http://hypescience.com/10-casos-insanos-de-engenharia-genetica/
          http://hypescience.com/tomate-roxo-previne-cancer/
          http://www.poshumanos.com/2012/09/as-cabras-aranhas-produtoras-de-teia.html
          http://ogmespan.blogspot.pt/2009/05/tecnicas-de-manipulacao-genetica.html

   

12 comentários:

  1. Ao produzir esse post deu para ver as aplicações directas que as técnicas da engenharia genética (como Pcr e Dna recombinante) tem nas "experiências" que ultimamente tem sido feitas. Experiências que se tiverem um resultado bom podem modificar completamente a nossa vida.

    ResponderEliminar
  2. A engenharia genética é realmente algo revolucionário que nos pode ajudar em tantas coisas, como prevenir doenças. Os cientistas têm andado a brincar tanto com os genes... Há algum tempo vi umas noticias na net sobre fruta, em que cientistas tinham criado uma laranja (por fora) com o interior de um kiwi. Bom post, Laísa ;) -Catarina

    ResponderEliminar
  3. É impressionante o que a engenharia genética possibilita. O Homem faz dela tudo o que quer, aproveitando-se, na maioria das vezes, dos animais.
    As vacas produzirem leite materno é sem dúvida uma das mais curiosas ideias da engenharia genética, mas que no fundo, acaba por levantar alguma polémica.
    Gostei do teu post :D
    - Elisabete

    ResponderEliminar
  4. Não sabia da existência de um tomate roxo, mas é muito interessante, pois os cientistas assim poderão por a hipótese de que os alimentos poderão prevenir variadissimas doenças. No entanto há sempre aquela história da moralidade, será que não vai contra a ética comer produtos que foram genéticamente modificados?! Há pessoas que digam que sim, outras que não. Mas o que interessa é os cientistas desenvolverem novas curas para as diferentes doenças.

    ResponderEliminar
  5. Muito engraçado, a história do tomate roxo a prevenir o cancro nos ratos, é engraçado a quantidade de transgénicos, chegamos a ver hoje, uma coisa que nunca esperariamos ver, que não é o normal, porém estamos num mundo em evolução não é? temos de nos acostumar. Gostei Laísa.

    ResponderEliminar
  6. Agora é que fiquei parva com a história do tomate... Algo que a partida parece ser demasiado geneticamente modificado pelo seu aspeto, é afinal um modo de prevenir cancro em ratos. Penso que, com o desenvolvimento da biotecnologia iremos descobrir mais coisas destas...
    -Cristina

    ResponderEliminar
  7. Já sabia da existência de todas este OGMs, Mas não sabia bem para que serviam. Continua a existir o problema da etica mas isso temos de ser nos, a "nova" geração, a mudar a mentalidade sobre estes alimentos, no caso do tomate e do leite materno produzido pela cabra. Podias ter aprofundado um pouco mais.:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A danila diz que é vaca, enganou-se. Era o cansaço xD

      Eliminar
  8. É verdadeiramente incrível como cada vez mais o Mundo é “povoado” por estes organismos geneticamente modificados. Faz alguma impressão pensar que as cabras produzem teias de aranha; não consigo imaginar-me a comer um tomate roxo; e é incrível pensar que podemos “provar leite materno”, que é supostamente o mais indicado. Como a Catarina disse, os cientistas de hoje “brincam” com os genes e parece que não há limites. Parece tudo muito artificial, quase como se os cientistas tentassem fazer o papel de deus e criar aquilo que lhes vem à cabeça. É verdade que estes exemplos são coisas positivas e que melhoram em grande parte a qualidade de vida e facilitam o dia-a-dia do comum mortal, mas há sempre a questão ética envolvida. Quer dizer, até que ponto podemos “usar” outros seres vivos para satisfazer os nossos desejos humanos? E até que ponto será que estes transgénicos melhoram de facto a nossa vida? Já sabemos como o fazem e por que o fazem, mas não há certezas sobre o que “eles” efetivamente fazem. Ainda assim, é curioso saber que estão a ser criadas novas formas de combater doenças, este pode ser um passo importante na evolução científica e pode ser uma verdadeira revolução. Está interessante. Parabéns Laísa.

    ResponderEliminar
  9. Gostei! Mostras-te alguns bons exemplos de OGM's(organismos geneticamente modificados). A professora falou várias vezes nos tomates roxos. Achei interessante.

    ResponderEliminar
  10. Laisa, são bons exemplos da utilidade da engenharia genética pela qual o que gostei mais foi o exemplo do tomate roxo, acho que os cientistas devem aprofundar os estudos sobre isso pois pode prevenir o cancro e doenças neurológicas como referiste, e neste país/planeta é o que se precisa mais, curas para doenças.
    Estavas preocupada sobre o teu post das vacas ser igual ao da Elisa mas tu falas muito no geral enquanto ela trabalhou só naquilo.
    É um post adequado para o que se pretende neste período :)

    ResponderEliminar