Visualisações

domingo, 10 de março de 2013

Produção de proteínas humanas no leite de cabras transgénicas


      Como já devem saber a questão dos transgénicos ou OGM's (organismos geneticamente modificados que são organismos cujo material genético (DNA/RNA) foi modificado por qualquer técnica de engenharia genética) tem os seus prós e contras.
      Vou abordar um tema que, do ponto de vista biomédico e farmacêutico, traz efeitos benéficos e extremamente importantes quanto ao correto desenvolvimento e crescimento infantil com maior incidência nos países em desenvolvimento.
      Começou com um estudo a cabras transgénicas com o objectivo de avaliar a produção e composição de leite onde se poderia encontrar genes recombinantes de lisozima humana e lactoferrina humana nas glândulas mamárias destes animais.
      A lisozima é uma enzima que ajuda na digestão de glícidos e combate a bactérias cuja estrutura da sua parede celular contêm esses glícidos. A lactoferrosina é uma glicoproteína que ajuda a regular a absorção de ferro no intestino sendo utilizada para tratar problemas de estômago e úlceras intestinais, diarreia.
      A produção destas proteínas vem combater a diarreia infantil que, no Brasil, é a sexta principal causa de mortes de crianças de 1 a 5 anos de idade.
      Estas proteínas não acarretam quaisquer problemas de rejeição quando fornecidas ao ser humano pois são codificadas por genes humanos introduzidos no genoma das cabras através da tecnologia do DNA recombinante.

Trabalho elaborado por Miguel Coelho com base nas seguintes fontes de pesquisa:
                               http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe2808201001.htm
http://www.uco.es/organiza/servicios/publica/az/php/img/web/19_18_56_1215REVISIONOrganismosXavier.pdf
                               http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1163843
                               http://pt.wikipedia.org/wiki/Lisozima
                               http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/lactoferrina/lactoferrina.php
                               https://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=cabras+transg%C3%A9nicas&bav=on.2,or.r_cp.r_qf.&bvm=bv.43287494,d.d2k&biw=1280&bih=776&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=qgE9UfToGYKJhQePh4GYBg#imgrc=YkD-MFr0alCt1M%3A%3BdvTcYcatpR_IJM%3Bhttp%253A%252F%252Faportes.educ.ar%252Fbiologia%252Fcabrastransgenicas_________.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Faportes.educ.ar%252Fbiologia%252Fnucleo-teorico%252Finfluencia-de-las-tic%252Fmanipulacion-y-reprogramacion-de-genes%252Fanimales_transgenicos.php%3B274%3B472
                              

8 comentários:

  1. A publicação deste post é interessante pois mostra-nos mais uma das aplicações da técnica de DNA recombinante quanto à produção de proteínas humanas importantes desta vez não pelas nossas amigas bactérias mas por mamíferos como as cabras.

    ResponderEliminar
  2. Mais uma vez conseguimos ver como o avanço da tecnologia pode também trazer benefícios. Com essas técnicas "modernas" na ciência ajuda a prevenir muitas doenças, o que é óptimo. Achei o post muito interessante Miguel, sem essa técnica provavelmente não seria possível conseguir tal resultado. :) Xxx

    ResponderEliminar
  3. Interessante! Por este andar, daqui a uns tempos vamos a um supermercado e no corredor dos leite existerá leite de cabra com diversas proteinas, ao gosto e necessidade do freguês!!!Mas agora saindo da brincadeira cada vez mais este tipo de OGM's são preisos nos paises em desenvolvimento, para poder substituir alguns alimentos e medicamentos que não chegam a esses países por motivos bélicos ou de clima! Com as modificações genéticas já é possivel pôr caracteristicas de um ser vivo noutro de outra espécie, o que antes era dado por impossivel! -Danila

    ResponderEliminar
  4. É um post muito interessante, muito bem Miguel! Este avanço na ciência dos trangénicos vai ajudar muito no sentido de prevenir e curar doenças que até há alguns anos todos pensavam ser impossível. Por outro lado, tens desde já o meu encanto por conseguires um post tão bom, com tudo no sítio, e com tão pouco texto! xD Parabéns ;) -Catarina

    ResponderEliminar
  5. A biotecnologia ataca novamente, mais uma vez a engenharia genética leva a novas descobertas que levam à cura de certas doenças. É uma novidade para mim usarem neste tipo de experiências mamiferos e não bactérias. Gostei muito do post, Miguelito!

    ResponderEliminar
  6. Muito interessante Miguel, sim senhor. Gostei desse tema, e acho incrivel os "poderes" que um transgénico pode acarretar, estamos, sem dúvida cada vez a evoluir mais a nivel científico, mais precisamente, biotecnológico, o que me faz pensar que num futuro nao muito próximo, mas consideravelmente chegado, que não vão haver tantos problemas a níveis de saúde e isso tudo devido a estas técnicas. Só de não falar que esse assunto que falas, dessa proteina combater a diarreia nos bebés ser extremamente importante, mais proteinas, menos mortes infantis, muito bom.

    ResponderEliminar
  7. Já nas aulas tinha achado bastante interessante a técnica de ADN recombinante, mas de facto tem aplicações deveras importantes no nosso dia-a-dia. Em vez de simplesmente se beber o verdadeiro leite de cabra (neste caso), estaremos a beber algo ligeiramente semelhante ao leite materno pois contém uma proteína que é extremamente importante no nosso organismo. Isto tem várias vantagens sendo que uma das mais importantes, mencionada pela Nicole, é o facto de possuir uma proteína que é a mais indicada ao nosso (seres humanos) organismo evitando possíveis complicações como a diarreia ou algum tipo de reação alérgica. As alergias ou intolerâncias são um problema que tem sérias implicações num ser vivo pois este é impedido de consumir certas coias que são bastante importantes para o nosso organismo, como o leite. Desta forma, pode ser possível contornar esses obstáculos. Isto poderá acontecer não só para o leite, como é explicado, mas eventualmente para praticamente tudo o que nos rodeia, todo o tipo de proteínas essenciais ou vitaminas. No entanto acho que é importante notar que, antes de começarmos a consumir só OGM’s simplesmente porque supostamente são melhores, devemos parar um pouco para pensar que os efeitos a longo prazo são ainda desconhecidos e há já estudos feitos de que alimentos transgénicos diminuem a capacidade imunológica pelo que é necessário ter em conta que os perigos podem ser não só devastadores como também irreversíveis, pois uma vez inseridos numa “cultura de transgénicos” será difícil voltar atrás. Foi bastante interessante e elucidativo. Muitos parabéns Miguel!

    ResponderEliminar
  8. Pelo que li no teu post trata-se do mesmo assunto que a Elisa abordou apesar de no dela falar em vacas e no teu em cabras, mas o objetivo é o mesmo (combater a diarreia infantil), é utilizada a mesma proteína e a mesma técnica.
    Mas é uma boa forma de combater este problema grave !

    ResponderEliminar